Já parou para pensar como identificar ligantes para o receptor de células T (TCR – T Cell Receptor)?
A descoberta de ligantes para o TCR é de fundamental importância, pois nos permitirá caracterizar a resposta imune adaptativa frente a diversos processos infecciosos (causados por bactérias, vírus, parasitas entre outros), ou até mesmo a resposta imunológica antitumoral. Além disso, conhecer esses antígenos possibilita desenvolver imunoterapias clinicamente benéficas que ampliem ou atenuem a resposta imune ao antígeno alvo.A identificação dos ligantes a partir da análise do TCR pode ser realizada por meio do sequenciamento dos linfócitos T, fenotipicamente envolvidos na resposta imune.
Nesse trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisadores do David Baltimore, intitulado “T cell antigen Discovery via trogocitosis” publicado pela revista Nature-Methods foi mostrado que proteínas presentes na membrana plasmática das células T são compartilhadas para a célula alvo que expressa o complexo principal de histocompatibilidade (MHC) I. Esse fenômeno biológico, conhecido por Trogocitose, pode ocorrer de forma bidirecional, por exemplo, entre células que expressam FcγR – Receptor de reconhecimento da região Fc do anticorpo – e Linfócitos B. Entretanto, a trogocitose foi descrita como unidirecional para linfócitos T primários conjugados às células apresentadoras de antígenos não modificados.
A trogocitose da célula alvo permite identificar uma célula alvo que expressa o antígeno cognato a partir de 10.000 células que não expressam o antígeno. Células MART1-K562 co-incubadas com células 1G4-Jurkat ou F5-Jurkat. Imagem por Guideng Li et al., 2019.
Uma grande vantagem desse método é poder avaliar o TCR expresso pelas células no seu contexto natural. Além disso, esse método é passível de ser aplicado em respostas restritas ao MHC-II. Para saber mais, confira o trabalho do grupo!
Referência
GUIDENG, Li et al. T cell antigen Discovery via trogocitosis. Nature Methods, v.16, 183-190, 2019.
Kommentare